quarta-feira, 8 de junho de 2011

Crítica de Gilberto Dimenstein

Rafinha Bastos é vítima de estupro
Gilberto Dimenstein

Rafinha Bastos está sendo acusado de estimular o estupro pelo Conselho da Condição Feminina de São Paulo por causa de suas piadas. Não creio, claro, que ele tenha o menor interesse em estimular a violência contra a mulher. Assim como ele não tem prazer em debochar de órfãos, como fez em seu twitter no Dia das Mães.

O problema é o seguinte: essa geração de comediantes é vítima da busca do sucesso a qualquer custo, um vale-tudo para aparecer, típico da era da celebridade. Uma necessidade de ser engraçado e provocativo o tempo todo. Some-se a isso a tentação fácil de transmitir tudo em tempo real no twitter e no Facebook.

Acaba-se perdendo a noção de coisas elementares. Esculhambar órfão em Dia das Mães é considerado "piada". Ou dizer que só mulher feia reclama de estupro é visto como algo engraçado. Na verdade é apenas ridículo --um ridículo que faz sucesso.

Como judeu, aprendi a valorizar o humor refinado --a história do judaísmo se confunde com a história do humor. Mas também aprendi a detestar o uso da palavra para reforçar preconceitos.

Não vejo graça em coisas que fazem outras pessoas sofrerem.

Sou a favor da liberdade de expressão, claro. Por mais que nos doa. Mas estabelecer limites, dizendo o que vai além do aceitável em respeito humano, também é um valor democrático.

Ou seja, Rafinha Bastos, um sujeito talentoso, está sendo vítima de um estupro --ele está, sem saber, se estuprando moralmente.

_____________________________________

É Rafinha, muita gente admira seu trabalho. Mas dessa vez você exagerou né. Piada é aquilo que nos sorrir e ficar de bem com a vida não o que humilha, o que pisa. Você é um excelente profissional mas vamos maneirar né?

Camila Hundertmarck

Um comentário:

  1. Liberdade de expressão não existe limite, se não, não seria liberdade. Acho que ele tah certo de falar o que ele pensa,e achar que é piada. Errado é quem escuta o que ele fala, e continua indo atras pra ver se a cada 10 coisas q ele fala aparece uma engraçada.

    ResponderExcluir