terça-feira, 7 de junho de 2011

7 de Junho - Dia da Liberdade de Imprensa

Liberdade, simplesmente

Camila Hundertmarck

Muitas pessoas pensam que a censura no Brasil ocorreu apenas no período da Ditadura Militar. Pelo contrário, a censura ocorreu por todo o período posterior à colonização do Brasil.

No Período Colonial e o Período Monárquico, por exemplo, a censura esteve muito presente na vida das pessoas. Porém, foi na Ditadura Militar, que iniciou em 1964, que as perseguições, contrárias à livre manifestação de pensamento da população, se intensificaram.

Foi a partir da confirmação da AI-5 (decreto que dava poderes ao Presidente e extinguia garantias da Constituição) que, todos os veículos de comunicação foram colocados em regime de vigília quanto ao que era publicado. Era obrigatório que todas as matérias, reportagens e fotos fossem inspecionadas e aprovadas por agentes autorizados para só então, depois disso, serem publicadas.

Como o período era de revolta da população contra os ditadores governantes, muita coisa, é claro, foi censurada. Quando isso acontecia, ou o espaço destinado para aquele determinado material ficava em branco ou então era preenchido por receitas culinárias.

Porém, o jornalismo não foi o único setor prejudicado com a censura na Ditadura Militar. A música brasileira também recebeu forte repressão do governo nessa época. Cantores e compositores como Gilberto Gil e Chico Buarque tiveram diversas músicas barradas pela censura. A música “Cálice” composta por Chico Buarque e Gilberto Gil, é um dos exemplos mais marcantes de censura musical. O intuito do que estava escrito nas entrelinhas de músicas como esta, era abrir os olhos da população para o que estava acontecendo. Torturas e crimes em geral eram motivadas por divergência de opiniões políticas. Foi só em 15 de janeiro de 1985, com a eleição de Tancredo Neves que, finalmente, a Ditadura Militar teve fim no Brasil.

Hoje, dia 7 de junho, não é apenas mais um dia dentre os 365 que formam um ano. O dia 7 de junho é o dia Nacional da Liberdade de Imprensa, liberdade essa que nos permite, hoje, lutar por aquilo que acreditamos opinar sem ser repreendido, falar sem medo algum do que virá depois. Ninguém é dono da verdade, mas cada um de nós tem o direito de revelar a sua verdade, aquilo que é relevante para si mesmo.

Portanto, nesse dia tão importante para todos os brasileiros que viveram e vivenciaram a situação caótica em que estava o nosso país na época da Ditadura e para tantos outros que ainda nem existiam naquele tempo, fica a dica: Nunca se deve calar a voz do outro, mesmo que nada do que ele diz condiz com o que você pensa. Todos tem o DIREITO de se expressar livremente sem qualquer tipo de repressão. Ninguém tem direito de nos tirar a arma que mais pode nos defender hoje: a palavra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário