segunda-feira, 20 de junho de 2011

Opinião

Gaiolinha
Camila Hundertmarck

Morar em apartamento é realmente muito chato. Sem contar que você se sente um passarinho preso em sua gaiolinha (isso não é legal). A sacada, pequena, é o único lugar onde você respira um pouco de ar puro e se sente um pouco mais livre. Isto, quando você não dá de cara com o vizinho do lado, que entra, rapidamente, para não precisar comprimentar você. O apartamento é, ainda, motivo de discórdia entre as pessoas. Na maioria dos prédios (e quem mora em prédio, tenho certeza, vai confirmar isso) os vizinhos mal se conhecem. Também, muitos deles não fazem o menor esforço para olhar pra sua cara mesmo. O máximo é "Oi" e "Tchau" e olhe lá. Nome então? Que isso? São todos conhecidos pelos números de seus respectivos apartamentos. A senhora do 401, o senhor do 105, o filho do advogado do 504....e assim vai. Parei pra pensar na verdadeira serventia dos apartamentos. A arquitetura e a engenharia que deram forma à esse projeto há bastante tempo, não fizeram, acho, a proposta de uma moradia encima da outra porque, simplesmente, ficava bonito esteticamente. Até porque a maioria das pessoas odeia o vizinho do lado. Imagina ter que morar ao lado de alguns vizinhos, "encima" de outros, e abaixo de vários outros vizinhos, ouvindo barulhos e pisadas bem encima de suas cabeças? O apartamento, na minha teoria, foi inventado na verdade, para que, justamente, as pessoas que odiassem socialização pudessem morar neles. Sim, porque você mal sabe quem mora no mesmo prédio que você. Dessa forma, mesmo porta em frente de porta, cada um ocupa o seu quadrado e não corre o risco de ter que parar pra conversar. Nos prédios, até a comunicação é peculiar. Ao invés de ir de porta em porta para avisar aos moradores avisos de reuniões, por exemplo, o síndico prefere deixar bilhetes nas caixas de correios deles.Tudo para poupar poucas palavras.
Pra mostrar que minha teoria é válida, vamos prestar atenção na palavra "apartamento". Eu entendo por "apartamento" (e o dicionário não me deixa mentir) "ato ou efeito de apartar, separar". Assim, a minha teoria tem algum fundamento. As pessoas ocupam prédios, na verdade, para se separar da sociedade. Acho que deve ser por isso que qualquer barulhinho que você faça é sinônimo de uma apertada na sua campainha.
Mas há exceções, com certeza. Há pessoas, como eu, que moram em apartamentos, simplesmente, pela segurança que, supostamente, estes ofereçem. Outros ainda, moram em apartamentos por não acharem casas que se adequem às características do gosto e valor que cabe no bolso de cada um. E é por isso que a gente estranha tanto esse tipo de comportamento. No futuro, as pessoas deveriam projetar apartamentos com isolamente acústico, como os que existem em estúdios de rádio e de gravação de músicas pelo Brasil todo. Assim, as apertadas de campainhas seriam extintas e você poderia andar livremente pelo seu apartamento sem se preocupar em usar pantufas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário