segunda-feira, 20 de junho de 2011

Opinião


PACIFICAÇÃO

Camila Hundertmarck

Os moradores de algumas favelas do Rio de Janeiro estão tendo que conviver com a presença dos militares das Forças Armadas brasileiras, diariamente. A preocupação com a Copa do Mundo de 2014 é tanta que o Governo brasileiro decidiu pacificar as favelas bem antes da chegada da Copa.

Faltam ainda mais de três anos para a Copa do Mundo acontecer e favelas como “Alemão” e “Mangueira” já foram ocupadas por policiais e militares do Exército Brasileiro. No começo da operação muitos bandidos acabaram fugindo, outros, presos e a paz parecia ter começado a reinar no Alemão. No entanto, há quem diga que, com o passar do tempo, tudo está, aos poucos, voltando a ser como era antes. Muitos bandidos voltaram a ocupar seus postos e aterrorizar a vida de quem mora nessas comunidades.

A operação de pacificação, porém, deve continuar firme e forte até que o Maracanã esteja totalmente seguro. Todas as medidas estão sendo tomadas para que nada ocorra errado no período de Copa do Mundo, já que em certos pontos da favela da Mangueira, por exemplo, se tem uma vista limpa desse que é um dos Estádios sede da Copa. Assim, podemos concluir que essa pacificação só está ocorrendo para pôr em segurança esse evento conhecido no mundo inteiro e que mobiliza até mesmo quem não gosta de futebol.

O Brasil, como todos nós sabemos, sempre teve problemas com as favelas brasileiras porque é lá que tudo acontece. O tráfico de todo o tipo de drogas e de armas, bem como muitas outras atividades ilícitas são desenvolvidas atrás dos muros desta que é uma das regiões mais pobres e precárias de algumas cidades brasileiras.

Por causa do fraco policiamento em outros tempos, a favela se tornou um local onde a criminalidade rola solta. E não estou generalizando, até porque acredito que nas favelas do nosso Brasil a fora, moram muitas pessoas honestas e de bom coração que, só precisam conviver com esse tipo de situação pelo baixo salário que ganham.

Mas porque esperar a Copa do Mundo para que se decida fazer algo para melhorar a situação das muitas favelas brasileiras? Porque esperar que o Brasil ficasse mundialmente famoso pela criminalidade, para só depois disso decidir pacificar?

Muito podia ter sido feito antes de o Brasil ter sido escolhido como sede da Copa do Mundo. Muita coisa teria mudado para melhor se assim tivesse sido. Quantas pessoas estariam vivas hoje para contar sua história. Quantos pais veriam seus filhos nas escolas ao invés de vê-los na penumbra das drogas e do crime. Quantos bandidos podiam estar presos hoje, evitando pôr em risco a segurança da população?

No entanto, precisou que um evento conhecido mundialmente pela sua importância, mobilizasse o Governo e o fizesse voltar seus holofotes para a solução desse problema. Torço pelo contrário, mas, tenho certeza que após a passagem da Copa do Mundo, esse problema vai voltar a ser esquecido e a marginalidade vai voltar a assombrar a vida dos moradores daquela região.

Não é necessário que exista um evento importante, ou a vinda de um artista famoso para que o Brasil mobilize equipes e mantenha o policiamento em locais ameaçados pela criminalidade. No entanto, a realidade é diferente e é isso que vem acontecendo.

Daqui uns anos, quando as campanhas políticas voltarem a nos encher o saco e os candidatos a nos pedirem votos, vamos ver muitos deles prometendo o que não podem cumprir. Segurança é direito da população e, pelo que entendo, direito é algo que pode ser exigido e que deve ser usado para beneficio daqueles que realmente trabalham para o bem do nosso País: o cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário