segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Internet

Quando a rede vira um vício

Camila Hundertmarck

É difícil perceber o momento em que alguém deixa de fazer o uso saudável da Internet para estabelecer com ela uma relação de dependência. O diagnóstico do vício pode ser detectado a partir do momento em que comportamentos relacionados à Internet começam a interferir nas relações sociais da vida de uma pessoa. Desde seu surgimento no auge da Guerra Fria, por volta de 1960, a Internet se tornou importante fonte de pesquisa, informação e entretenimento. O uso da Rede encurtou distâncias, aproximou fronteiras e democratizou o acesso à informação. Porém, para algumas pessoas, a Internet assumiu um papel polêmico. Hoje em dia, muita gente não consegue imaginar ficar longe do monitor por alguns minutos sequer.

Luisa Regina Ceccon, 16 anos, passa a maior parte do seu tempo navegando na Internet. São em média 11 horas em frente ao computador. “É mais tempo do que eu devia, mas como isso já virou uma rotina não tem como evitar”, relata. A adolescente conta que quando está em frente ao computador acaba esquecendo as demais atividades e tarefas diárias. “Com esse vício, acabei esquecendo de compromissos e tendo desatenção nas atividades cotidianas”, avalia.
Para Luisa, a ansiedade da informação é uma das principais causas para essa procura tão grande da Internet. “Já tentei ficar um tempo sem, mas acabo ficando ansiosa, pois quando isso vicia, você sempre tem a curiosidade de saber o que esta acontecendo no mundo virtual”, conta. Luisa ressalta que apesar do gosto pela rede, conhece as conseqüências do uso indevido dela para o convívio social. “Tudo o que é em excesso prejudica. Acabamos trocando nossa vida real pela virtual, e isso gera várias conseqüências para o nosso convívio em sociedade”, reflete.
Na atualidade é quase impossível achar quem não seja adepto do mundo virtual. Luisa acredita que com as facilidades que a rede traz fica impossível se desligar dela por muito tempo. “Creio que agora e ao passar dos anos as pessoas vão se tornar cada vez mais dependentes do computador, porque através dele você pode fazer várias atividades sem precisar sair de casa”, relata. A adolescente cita ainda que a partir da Internet é possível criar um mundo próprio com todas as coisas que caracterizam seu gosto pessoal. “Você cria o seu mundo, você pode escolher o que quer ver ou não. Por isso as pessoas estão cada vez mais substituindo o mundo real pelo virtual”, opina.

INFORMAÇÃO E PRATICIDADE

Para outras pessoas, no entanto, a timidez é o principal motivo da substituição do mundo real pelo virtual. Dessa forma, as redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter, se fortificam cada vez mais. Hoje em dia, com a tecnologia dos notebooks, tablets, ipod’s e diversos outros tipos de aparelhos móveis, ficou ainda mais fácil se conectar a Internet em qualquer lugar, a qualquer momento.
Luiz Felipe Barth, 17 anos, se considera um viciado em Internet, porém, conta que sabe selecionar o tempo certo para navegar pela rede. “Apesar de ser viciado, eu sei a hora certa de usar a Internet, até porque durante o dia eu não tenho muito tempo para navegar”, relata. Luis Felipe conta ainda que a grande procura pela rede acontece por causa das inúmeras oportunidades que ela oferece. “Na Internet não tem apenas coisas fúteis, tem bastante informação e entretenimento também”, garante.
O adolescente passa, em média, cinco horas diárias navegando na Internet. Conforme ele, os afazeres diários fazem com que o único período disponível para o acesso à Internet seja a madrugada. “Eu sei que eu deveria dormir mais cedo, mas como durante o dia não tenho muito tempo para isso, eu navego de madrugada para conversar e me manter atualizado”, diz. Luiz Felipe destaca, porém, que sabe as conseqüências que o uso excessivo da Internet pode causar. :)“Tudo que é demais prejudica”, afirma o adolescente. Para ele, a facilidade em encontrar tudo o que se procura é um dos principais motivos pelos quais a Internet vem chamando tanto a atenção. “A Internet possibilita essa praticidade de conseguir informações e entretenimento, a facilidade de conhecer gente nova e conversar com seus amigos”, justifica.


ENTRETENIMENTO PARA TODAS AS IDADES


Rosane Hundertmarck

Até mesmo quem fazia do computador um bicho de sete cabeças já aderiu à moda e não deixa de dar uma conferida na rede uma ou duas vezes por dia. A dona de casa Rosane Pompeo, 50 anos, é um exemplo de que a Internet possui adeptos de todas as idades. Ela relata que nunca havia se interessado pela rede antes de conhecer as facilidades e possibilidades que ela disponibiliza. “Comecei a usar a Internet quando meus filhos criaram uma rede social para mim. No começo foi muito difícil aprender, mas com o tempo ficou tudo mais fácil”, revela. Segundo ela, que também é artista plástica, a Internet, além de diversão, também pode agregar conhecimento. “Faço pesquisas de desenhos para minhas pinturas, procuro as músicas que gosto e ainda falo com minha filha que está longe”, justifica.

A dona de casa opina que o uso da Internet deve ser moderado e controlado pelos pais quando os usuários são crianças e adolescentes. “Vejo crianças de 5 ou 6 anos navegando por horas na Internet. Além da possibilidade do vício, a Internet possui muitos perigos e os pais devem ficar atentos”, aconselha. Para ela, o acompanhamento dos pais é fundamental para a formação do comportamento dos filhos. “Acho que os pais têm que dar um limite, distribuir outras tarefas no dia-dia da criança, como a leitura de um livro, por exemplo”, finaliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário