quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Instinto Materno

Cadela adota e amamenta gato recém-nascido
SÃO MIGUEL DO OESTE

A cadelinha Sheron, de pouco mais de um ano, demostra todo seu desejo de ser mãe, cuidando e amamentando a gatinha recém-nascida Cristal

Texto e fotos: Camila Hundertmarck

Sheron e Cristal
Sheron e Cristal vivem uma relação diferente. A gatinha abandonada pela mãe biológica, mama e recebe a proteção da nova mãe há uma semana. O amor entre os dois animais chamou a atenção dos donos e vem comovendo os vizinhos. Eliane Diehl e Diego Trentin encontraram a gatinha Cristal na terça-feira de carnaval em uma associação campestre onde foram almoçar com a família.
Eliane conta que a gatinha foi encontrada encima de uma pilha de lixo e entulho. Ela estava muito machucada e ainda tinha junto ao corpo o cordão umbilical. “Nós encontramos a gatinha jogada no meio do entulho. Meu marido foi buscar ela perguntou para uma mulher se ela tinha mãe, porque ela estava machucada e com um olhinho furado. A mulher disse que a gata que é mãe dela, não cuida dos filhotes, aí nós resolvemos ficar com ela”, relata.
Ao chegar em casa, Eliane se preocupou quando notou que a temperatura do corpo do filhote estava cada vez mais baixa. Foi aí que surgiu a ideia de colocá-la encima da barriga da cadelinha Sheron para que ela se esquentasse. “Quando chegamos em casa vimos que ela estava gelada. Peguei uma mamadeira de boneca e tentei dar leite para ela mas não consegui. Tive a ideia de colocar a gata na barriguinha da Sheron, para ver se ela se esquentava, senão ela ia morrer de frio”, conta.
Eliane recorda que Sheron não se incomodou com a presença do filhote e até deixou que ele se esquentasse junto ao seu corpo. Poucas horas depois, Eliane e o marido se surpreenderam quando perceberam um líquido branco na barriga da cadelinha. “Nós íamos esperar até o outro dia para ver se ela ia conseguir sobreviver e se ela conseguisse nós íamos tentar dar leite de novo para ela ou levar no veterinário pra ver o que podia ser feito. De repente nós fomos olhar as duas e vimos que a Sheron estava com a barriga molhada. Nós até pensamos que pudesse ser xixi da Cristal, mas, quando vimos, era leite. Eu apertei as tetinhas para ver e ela tinha leite em todas”, explica.
Diante da surpresa, os pais da cadelinha Sheron resolveram leva-la junto com seu filhote adotivo para uma consulta no veterinário. Eliana conta que até mesmo o veterinário se surpreendeu com o que viu. “Nós levamos as duas no veterinário e ele falou que a gatinha deve estar com uns seis dias. Agora estamos dando suplemento para ver se ela mantem o leite. Ela está cuidando da Cristal como se fosse filha dela”, relata.
Diego e Eliane com os papais de Cristal

A ADOÇÃO DE SHERON
Assim como a pequena Cristal, a cadelinha Sheron também foi adotada pelo casal Eliane e Diego. Eliane conta que se sentiu na obrigação de proteger a cadelinha vira-lata quando percebeu que estava em perigo. “Peguei ela na favela, o dono queria matar. Eu fiquei com pena e trouxe para casa”, afirma.
 Hoje, Sheron e o poodle Benjamim fazem o que parecia impossível no mundo animal. Os dois se uniram para cuidar do pequeno filhote e não saem mais de perto dele. “Benjamim aceitou muito bem a Cristal e até ajuda a cuidar dela. Até porque eles se gostam muito e eu acho que é por isso que ele ajuda a Sheron a cuidar”, justifica.
Sheron não sai mais de perto do pequeno filhote


ALEITAMENTO
         O veterinário Diego Rossini foi quem prestou o atendimento à Sheron e seu filhote adotivo. Ele conta que se surpreendeu e emocionou com a situação. “É uma emoção e gratificação muito grande porque não é uma coisa comum de a gente ver. Se ela não adotasse a gatinha, provavelmente ela ia vir a óbito” relata. 
        Diego explica que no mundo animal, é difícil acontecer a adoção de animais de diferentes espécies, porém, não é impossível. “Não quer dizer que seja comum e nem raro, depende muito do animal ter esse instinto materno. Se não houver rejeição por parte do outro animal, acaba sendo comum, principalmente quando se trata de filhotes”, explica.
        O veterinário conta ainda que a produção de leite acontece quando o filhotinho tenta mamar na mãe adotiva. “O estímulo da produção de leite acontece quando o filhotinho tenta mamar. Nesse caso, os hormônios acabam tendo influência no fator de aleitamento. Nós receitamos medicamentos específicos para aumentar a produção de leite até porque a cadelinha não estava preparada e nunca tinha tido filhotes”, justifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário