sexta-feira, 2 de março de 2012

Atrativo


Pizza em metro atrai visitantes de toda a região

SANTA HELENA

Camila Hundertmarck

De origem italiana, a pizza faz sucesso também entre os brasileiros do Norte ao Sul do País. No município de Santa Helena, a pizza deixou seu formato tradicional para ganhar proporções bem maiores. Na pizzaria do casal Dárcio e Eliane Rigão é quase impossível encontrar uma cadeira vazia. Moradores das cidades vizinhas lotam o local para provar a especialidade da casa: a única pizza em metro da região Oeste catarinense.
Dárcio e a esposa são naturais de Santa Helena, mas moraram cerca de cinco anos na cidade de Turin, na Itália, onde trabalhavam em uma churrascaria. Ele conta que a ideia surgiu quando o casal visitou uma pizzaria nos Alpes italianos. “Nós saímos para conhecer alguns lugares e o italiano, dono da churrascaria onde eu trabalhava, nos levou para conhecer uma pizzaria perto dos Alpes, na divisa com a Suíça. Foi lá que conhecemos a ideia”, relata.
Após algumas idas à pizzaria, Dárcio e Eliane se tornaram amigos do dono, que não hesitou e resolveu passar a receita da famosa pizza ao casal. “Ele sempre ia até a churrascaria onde trabalhávamos e a gente criou uma amizade com ele. Aí ele nos passou a receita da massa e do molho da pizza, até porque éramos brasileiros e não iríamos colocar uma pizzaria na Itália”, justifica.
O casal de brasileiros morou na cidade italiana de 1994 até o ano de 1999 e só resolveu retornar ao Brasil quando descobriu que teria um bebê. “Voltamos para o Brasil porque minha esposa ficou grávida e queríamos que o bebê nascesse brasileiro”, conta. Ao chegarem ao Brasil, Dárcio e a esposa moraram por um tempo em Brusque, no Norte de Santa Catarina, mas não demorou muito para que decidissem voltar à cidade natal.
Em Santa Helena, o casal comprou o prédio de um antigo bar e abriu uma lanchonete que, com o passar do tempo, foi sendo reformada até se tornar uma pizzaria. “Com o tempo fechamos a frente, que era aberta, e implantamos o forno à lenha. Antes fazíamos pizzas para o público local, mas quando surgiu a massa em metro moradores de todas as cidades da região começaram a aparecer por aqui”, lembra.
Quando a novidade se espalhou, a pizzaria “Feito à Mão” ficou famosa na região. Dárcio explica que um metro de pizza rende em torno de 40 pedaços e custa em média R$ 55,00. “É uma pizza para famílias, pois cada metro rende em torno de 40 pedaços. Então todos que vêm com uma turma grande”, relata.
         No início a propaganda foi feita por meio da rádio  e de cartões distribuídos na cidade. Hoje, no entanto, o dono diz que a propaganda é feita pelos próprios clientes que frequentam a pizzaria. “O que mais rende clientela é o ‘boca a boca’. O pessoal vem aqui e depois sugere para os amigos. Temos uma carteira fixa de clientes e todos que vêm acabam voltando. A pizzaria funciona de quarta à sexta-feira e tem clientes que frequentam pelo menos uma vez por semana”, garante. Ele revela ainda que o sistema da pizzaria é baseado no europeu.  “Por isso todo mundo que quiser vir à pizzaria tem que ligar antes para reservar e garantir o lugar, para não chegar aqui e ficar esperando”, explica.
         Com uma clientela grande, a pizzaria existe há quatro anos e tem seis funcionários entre garçons e pizzaiolos. Dárcio cuida da parte de atendimento aos clientes, enquanto a esposa Eliane põe, literalmente, a mão na massa. O casal conta que se surpreendeu com a fama que a pizzaria ganhou em algumas cidades da região. “A gente não imaginava que ia chegar a essa proporção. A vantagem é que se não dá dinheiro a gente come o estoque. Mas dá, sim, pra viver disso”, finaliza.

Um comentário:

  1. A Pizza é realmente boa, as porcoes de batata frita,mandioquinha e outras coisas. Os CALZONES são muito gostosos, e os sabores de pizzas doces e salgadas são muito gostosos...
    =D Vale muito a pena ir!!

    ResponderExcluir