segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Experiência

Honrada

       Senhor Leonardo e Irene Sussek

Sábado tive aula o dia inteiro. Redação Jornalística IV, com a professora Leoní Serpa. A idéia da aula daquele dia era fazer uma reportagem. A profesora nos deu a pauta e fomos atrás das entrevistas. A minha pauta foi sobre a feira do produtor de São Miguel do Oeste. Nunca havia entrado no local e nem sabia das variedade de frutas, legumes, verduras, e da variedade de boas gente que trabalham lá. 
O dia estava chuvoso, ou melhor, caia o mundo em chuva naquele dia, por isso o movimento estava um pouco baixo. Ao nos aproximarmos de uma das 15 barraquinhas de feirantes, logo encontamosi o presidente da feira e o tesoureiro. Conversamos e tiramos nossas dúvidas em relação ao ano de fundação da feira e outros tantos assuntos que foram surgindo ao longo da conversa.
Após falar com os responsáveis pela feira, foi a vez de falar com os próprios feirante. A maioria senhores e senhoras de bastante idade, colocando em exposição aquele festival de cores e aromas de dar água na boca. Todos agricultores de São Miguel do Oeste, pessoas humildes que trazem o progresso para as cidades. Que trabalham de sol a sol para garantir um alimento de qualidade para os consumidores. 
Mãos calejadas e um sorriso no rosto me receberam quando cheguei para conversar com o simpático senhor Leonardo. Um senhor de setenta e poucos anos e com uma alegria de dar inveja. Fui recebida de forma como poucas vezes recebem um jornalista ou acadêmico. Após a nossa conversa ele se sentiu na obrigação de me "pagar" a atenção que dei a ele, com pêssegos, nactarinas  e outras tantas coisas que ele me ofereceu. Eu não aceitei, mas me deu uma dor enorme de vere como essas pessoas se sentem prestigiadas por terem um minuto de atenção. Acho que deviam dar mais valor a eles e ao trabalho que fazem. Que seria de nós, das grandes cidades sem o trabalho desses agricultores. 
Não aceitei os presentes do seu Leonardo, mas ao descobrir que eu era louca por moranga, o senhor Moss fez questão de me dar uma de presente. De cabelo branco, magro e muito simpático, o senhor Moss também me agradeceu a atenção e me sugeriu para fazer uma reportagem na propriedade da família. Quem sabe um dia né senhor Moss. 
O que mais me chamou atenção foi o pedido do seu Leonardo. Após eu tirar fotos dele e da esposa Irene para ilustrar a matéria, ele me pediu que eu as revelasse e levasse para ele, pois, ele me pagaria por elas. Vou levar as fotos para o Seu Leonardo, mas não vou cobrar. Percebi o quanto humilde e bondoso ele era quando me pediu esse favor. Honrada? Fui eu que fiquei em estar naquele local naquele dia e conhecer aquelas pessoas que são muito melhor do que nós com certeza.

Regina e Pedro Moss

Nenhum comentário:

Postar um comentário